
CRIANÇA INTERIOR(*) (Sol/Lua)
E um grande desafio para o ser humano entender seu mundo interior e os motivos pelos quais determinados pensamentos e sentimentos nos acompanham sempre sem que nós queiramos suas presenças em nossas mentes e corações, alguns atrapalham e muito.
Quantos pensamentos caem em nossas mentes, ou mesmo quantas atitudes nós tomamos sem entendermos os motivos destes eventos. Parece que há "alguma coisa estranha" dentro de cada um de nós; “um pensamento automático“ que tem um poder maior que nossa vontade, e é ele que normalmente determina os padrões de bem estar e felicidade interior de nossas vidas. Este poder oculto acaba por nos dominar e a nossa motivação fica abalada: Você se ferra.
Preste atenção nesta afirmação leitor... "todos estes seus pensamentos, sentimentos e emoções nestes momentos quase sempre são algo velado, impublicável, que normalmente você quer esconder das outras pessoas pois tem vergonha de assumi-los...". Se você parar para ver os seus sentimentos deste momento você vai descobrir que tem dentro de si mesmo uma criança exigindo reparos por tudo aquilo que, ela criança crê, já sofreu na sua vida injusta de coitadinha.
Falamos muito de nossas sombras, e para refrescar sua memória vamos relembrá-lo(a) que sombras são eventos que nos aconteceram na inocência dos primeiros (7) sete anos de vida, onde tivemos que reprimir alguns tipos de emoções pela impossibilidade de colocá-las para fora naquele momento. Aquilo que foi reprimido ( sapos – pererecas – castigos – ausências – impressões. Tudo ficou preso em nosso subconsciente como algo represado (congelado), como uma magoa (Má+água), e quando um fato qualquer da vida, hoje, nos lembra algo semelhante, ela (Má+água) sai para fora e vomita os sapos cabeludos em cima do primeiro infeliz que aparecer na nossa frente, trazendo junto todas as emoções vividas naquele momento passado, e mesmo que não queiramos pensar ou sentir o que esta sombra nos traz não conseguimos evitar. Quando você se dá conta a maionese já desandou e a vaca já foi para o brejo; você se ferrou novamente; falou ou fez o que não devia – atropelou.
A sombra impera, ela é a dona de nossas emoções e sentimentos entalados inconscientemente na garganta e no peito. Outras formas de sombras são os padrões de comportamento observados no meio ambiente infantil e desenvolvidos, reprimidos, traumatizados e estocados, a chamada memória extra-sensorial, e como eles não foram naquela época e naqueles momentos enfrentados e resolvidos também voltam à tona juntos com a "Má+água", e se apresenta de maneira semelhante a comportamentos ( Comporta + Pensamentos ) inconscientes automáticos chamados Reativos. Diante de um determinado estimulo externo sua comporta de pensamentos reativos se abre e por ela flui automaticamente toda má+água represada no passado. Nesta hora você mostra ao mundo o quanto é cruel e selvagem ao atropelar sua própria vida presente.
Algo precisa ficar bem entendido, para que nossas atenções se concentrem na solução deste "Problema": Tudo aquilo que me acontece nesta vida, em qualquer nível, se eu não enfrentar e resolver logo levarei para uma encarnação seguinte, pois os problemas que eu criar tendo um corpo físico, só tendo outro corpo físico é que poderei resolvê-los, portanto você vai ter que encarnar novamente aqui na terra e começar tudo de novo; vai ser uma barra para você novamente não acha?
O nosso ego desenvolveu um instrumento chamado mecanismo de defesa, que tem apenas uma finalidade: NOS DEFENDER DAQUILO QUE POSSA NOS FAZER SOFRER, OU SE TORNE AMEAÇADOR A NOSSA SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA. Aqui começa uma dificuldade do ser humano, que precisa ser analisada com muito critério, para ser entendida e deixar de ser um problema em nossas vidas. Se você ainda não entendeu, vamos deixar bem transparente, para que o seu entendimento seja total.
O ego ou "Individualidade" do ser humano foi criado como um mecanismo de autodefesa, mas este mecanismo de defesa visava nos defender principalmente de NOSSA VERDADE INTERIOR para não permitir que a verdade doesse tanto: “Não existe um “eu” em mim, a única coisa que existe é a existência (Deus)”; “Sou uma infinitesimal parte do Todo e o Todo é a totalidade de mim mesmo já que não sou mais existo”; Filosofia um pouquinho complicada e paradoxal não é assim?
Desenvolvemos as "Personalidades" ou máscaras (Camuflagens) que nos permitem nos escondermos um dos outros, para que eles não nos vissem mais à fundo, nos trazendo segurança e preservação. Só queremos que os outros não nos vejam como somos de fato, pois se nos verem saberemos que fomos descobertos - desmascarados em nossa ilusão de ser, ou seja, nós nos veremos também como realmente somos (infinitesimal), e podemos não gostar de ser uma fraude cósmica insignificante. E quando eu me vejo e encaro a minha própria realidade eu tenho que fatalmente mudar; Mudar significa sair da zona de conforto e segurança para se lançar nos abismos da alma, labirintos e mudanças que vão me trazer risco, insegurança e medo: Afinal quem sou eu?; de onde vim?; para onde vou? O que a vida fará de mim? Medo paradoxal não é assim?
É mais fácil continuar se escondendo de mim mesmo tal qual uma avestruz enfia a cabeça no buraco diante do desconhecido, projetamos nossos defeitos nos outros usando várias desculpas, ou objetos materiais como formas de apegos, e não entramos em nós mesmos para ver quem somos realmente de fato. Até hoje depois de milhares de anos nós fugimos de nossa verdade interior através deste mecanismo de defesa, e continuamos sem evoluir e enchendo o saco de Deus com nossas queixas e reclamações. Assim quando Deus quer nos punir ele atende um dos nossos "desejos humanos desregrados e insignificantes". . Como filhos do Universo não deveríamos ser tão miseráveis de mendigar o que já nos foi dado com poder e abundância: A VIDA.
Evolução é o conhecimento e a prática de nossas verdades internas por mais duras que sejam. Cada vez mais o conhecimento e a prática de nossas verdades internas nos leva ao conhecimento da verdade universal. Quando a atingirmos viveremos o Deus que somos, criados à imagem e semelhança Dele. Enquanto isso não ocorre é importante termos em mente a necessidade de estarmos centrados em se conhecer, se perceber, se sentir sem mentir. Temos um mundo interior riquíssimo mas cheio de fantasias, desequilíbrios, queixas, mágoas, cobranças, etc., e preciso libertá-lo do que não serve à evolução, e ficar apenas com os conteúdos de alma que sejam produtivos para minha existência. Portanto, deixar para lá ou não enfrentar algo que me aconteceu e me incomoda só pode prejudicar minha vida e evolução. Se acomodar é praticar o medo existencial, e medo não é evolução.
Mas voltando um pouco ao papel das sombras em nossas vidas é necessário revermos que as sombras estão arquivadas no nosso subconsciente e tem o poder de sair do arquivo toda vez que um evento (situação inesperada) vier a acioná-la; a sombra vem automaticamente à tona sem que nós a desejemos. O pensamento vem à nossa mente mesmo que nós não o queiramos. Você é tomado de assalto pelas suas sombras (Inconscientemente) ISTO É MUITO FORTE EM NÓS.
Atente agora à sutileza do fato: Toda vez que uma sombra vem à nossa mente como é que ela vem?; ou seja, que tipo de emoção ela traz junto? A emoção que ela lhe traz é semelhante ao que? O QUE ELA LHE PARECE? – SINTA – PERCEBA – OBSERVE AS TENSÕES NO SEU CORPO FÍSICO .
Se estiver bem atento ao teu sentir verificará que a emoção que ela lhe traz é uma emoção infantil. Uma emoção que você traz de sua infância, pois as sombras se criam até os 7 anos de idade TENDO COMO MODELO AS PERCEPÇÕES DO SEU MEIO AMBIENTE INFANTIL. É um pensamento e sentimento que não tem sustentação no mundo adulto por não ter equilíbrio em si mesmo. No momento que a sombra lhe aparece você se torna (se sente) criança novamente. Quer queira ou não você entra em um estado de consciência alterado e experiência uma volta ao passado (regressão) à infância por alguns momentos, que podem ser segundos, minutos ou horas. A lembrança pode até acabar com o seu dia e cortar todo o seu tesão de viver o presente, danificando as relações que estiverem em andamento e as ações conscientes em curso.
Lógico que nem tudo na mente é sombra. A sombra é apenas uma pequena parte dos nossos desafios a serem vencidos. Outra grande parte da nossa mente é o que o Rui Barbosa tinha na barriga: são os padrões emocionais bolorentos herdados dos nossos educadores, (crenças, costumes, vícios ou sentimentos que adquirimos em nossa educação) e que também como sombras reagem semelhante a elas, nos prendendo a aspectos de nossas infâncias e o conjunto de nossas sombras e padrões emocionais herdados configuram nossas neuroses particulares ou coletivas.
.
Se por acaso não lembra o significado de neurose, pode entender neurose como fatos ou eventos ocorridos em nossas vidas que impedem uma vida com qualidade, equilíbrio, felicidade e harmonia no presente. Bingo! Exatamente! Você é um neurótico(a).
Olhe por um momento as suas neuroses preferidas. Lembre-se de qualquer uma delas. Não importa qual seja. Olhe-a com profundidade. Pergunte-se porque eu preciso dela ainda? Porque ainda não abri mão desta merda? Não importa a resposta que vier à sua mente. Certamente esta resposta é uma resposta infantil; ela é um sensação infantil; ela é emoção indefinidamente infantil. Certifique-se e verá que esta é uma verdade sua. Sua resposta sempre é infantil, pois a neurose sempre é infantil, tendo suas raízes na infância no contato com pais, parentes, amigos, educadores e sociedade em geral.
Estando então diante de uma resposta infantil (a neurose é uma queixa infantil de algo que não foi bem conduzido e apropriado a você), verificamos que diante de uma neurose, há sempre uma criança reclamando algo que nos leva a concluir que temos em nós uma CRIANÇA INTERNALIZADA . A nossa criança interior rebelde e desamparada é foda.
Nossa maior dificuldade como ser humano em atingir nossa plenitude e felicidade é entendermos e harmonizarmos esta criança aprisionada: Criança queixosa, desamparada, triste, carente, possessiva, dominadora, malvada, mal humorada, rebelde, rancorosa, vingativa, medrosa, dependente, autoritária, solitária . Faça suas contas e veja quantas destas crianças você tem dentro de você... Retorne ao passado e lembre-se dos conflitos com seus pais e educadores.
Bingo! Provavelmente você localizou sua criança interior. Constatou vários de seus aspectos e é possível, que pela primeira vez a tenha enfrentado de frente (olho no olho) como deveriam ter lhe ensinado a fazê-lo antes e sempre. Não se esqueça, que esta criança interna é cheia de marcas, dodóis, impedimentos e comportamentos estereotipados ( copiados - imitados ). Normalmente a sua criança se comporta como os outros (a sociedade) a fizeram comportar e entender. Não foi uma escolha realmente sua, pois até então não tinha condição de análise sendo criança alguém a conduziu até agora e infelizmente você não percebeu isso e aceitou esta violência e a estava trocando pela sua liberdade de adulto que sabe hoje ter uma alma eterna.
Ótimo, você agora percebeu algo com que tem convivido a vida toda e que tem te atrapalhado pra caramba; te faz sofrer muito; acaba com seus relacionamentos; te faz perder muitas oportunidades e te fazer sentir como se fosse o coco do cavalo do bandido certo?: Muito bem - e daí eu te pergunto? Que você fará agora com este monte de bosta que apreendeu na infância? Como fazer para que a tua criança interna fique bem e não atrapalhe mais a tua vida agora? Ela está aí dentro de você é a sua sombra neurótica... ela é tirana, é vingativa, e chantagista, perversa ou medrosa, ou triste, ou indecisa, ou irresponsável, ou atrapalhada, ou insegura, ou prepotente, ou gananciosa, ou orgulhosa, ou vaidosa, ou tímida demais, ou sei lá o que; a forma dela se apresentar pode ser variada mas o mais importante é que: BINGO! CAIU A SUA FICHA você a localizou. Aí está a sua criança interior mau amada e abandonada ao deus dará.
Ela já foi muito mal tratada, violentada, estrupada, engoliu um monte de sapos, estropiada, enganada, judiada, injuriada, sacaneada, pisada, desconsiderada, abandonada, rejeitada, desmamada, iludida por Papai Noel e pelo Pato Donald ... mais e daí leitor(a)?; Não tem jeito ela é sua; é sua propriedade; é o seu filho(a) internalizado(a), hoje que você já é um adulto somente você pode ajudá-la. Ela esta pedindo e cobrando para que você assuma sua paternidade; É de sua responsabilidade sua condução e melhoria. Não importa mais o que fizeram para ela no passado.O importante agora é o que você adulto faz, com as memórias do que fizeram com ela no passado, e as conseqüências disto no presente. Não aceite e não repita, não realimente, não imponha hoje à sua criança interiorizada os padrões que ela foi obrigada a engolir no passado. Não repita os erros que lhes foram impostos na sua infância, e que hoje você pode perceber que não eram bons. Você precisa re-aprender como deve conduzir a sua criança.Não continue se punindo e se abandonando pela vida à fora.
Qualquer coisa para ir bem tem que ser feita ou tratada com muito carinho, interesse, amor, dedicação, etc.... Com sua criança interna é a mesma coisa. Qual a quantidade de carinho, interesse, amor e dedicação você deu a ela até hoje? Como a tem tratado? Você pode até dizer porá: mas eu não sabia - se não sabia agora sabe - que de hoje em diante é responsável pelo seu bem estar; esta criança é sua; é a coisa mais importante de tua vida: ELA É O TEU CÉU E O TEU INFERNO INTERIOR. Tua evolução e situação como adulto; teu sucesso ou fracasso na vida se faz através dela (ela e a semente você a arvore que cresceu dela).
Mas como trata-la então? Olhe a vida e veja como se deve tratar uma criança corretamente? Da mesma forma com que se trata uma criança amorosamente você deve tratá-la agora: com sabedoria, respeito, atenção, carinho, colo e disciplina. Se a uma criança é dado amor, respeito e atenção e não lhe é dado disciplina ela não desenvolverá aspectos do seu ego e lhe faltará na vida adulta o limite adequado para a condução de sua vida e relações.
Lembre-se de suas neuroses criatura: Em alguns momentos você vai perceber que age com você mesmo sem amor; tomando atitudes prejudiciais até de auto flagelação e dor, se boicota e trai; esquecendo que você e um ser divino e merece todo o amor do mundo.... Em outros momentos falta-lhe o respeito com a sua própria vida ou a do próximo fugindo e ausentando-se de tomar atitudes que evitariam muitos sofrimentos posteriores deixando de fazer ou fazendo coisas em excesso; não respeitando sua natureza e capacidades você se violenta.
Noutras oportunidades você não se dá nenhuma atenção, privilegia os outros, não se cuida, pensa mais nos outros, preocupa-se com a vida do outros como se você fosse o responsável pelas soluções dos problemas que os outros necessitam; nem de sua saúde cuidando direito, esquecendo-se de que só você pode se dar a atenção que precisa e merece, ficando a mendigar atenção dos outros, cobrando sua preocupação como se fosse obrigação dos outros lhe dar atenção e a mamadeira que lhe falta.
Você já ouviu falar que o universo só existe porque tem disciplina, pois se não tivesse ele já teria ido pra cucuia .... pense um pouco em você, em tua natureza.... você é com o universo: um micro universo...., como quer funcionar bem se não tem disciplina na vida?; nas suas coisas?; nas suas metas e sonhos?; no seu dinheiro?; na sua saúde; no seu bem estar?
É mais ainda, como eu vou tratar minha criança interna se eu sou um adulto dengoso(a) hoje? Como faze-lo? Trate sua criança interna da seguinte maneira: além de lhe dar atenção, amor, respeito e disciplina, precisa também, urgentemente enfrentá-la. Enquanto você tiver medo de sua neurose não vai curá-la. E preciso nutrir sua criança, e a melhor maneira de nutri-la é acompanhá-la de perto. Seguir os seus passos e ficar de olho "Jogar sempre D.A.D.O"; Não deixá-la tomar conta de você tiranicamente de bobeira como tem feito até hoje sem que você perceba. Aprenda isso no curso de meditação ou nas sessões de terapia.
Faça a seguinte experiência: quando sua criança interna vier à tona lhe cobrando atenção e carinho dê o que ela estiver pedindo. Trate-a(+)se bem, nutra-a(+)se, ame-a(+)se.Ou seja, ao respeitar a si mesmo você dá amor a ela e a educa corretamente. Se ela vier tiranicamente fazendo exigências sendo rebelde, dando uma de vítima, ou de coitadinha BRINQUE E RIDICULARIZE TUDO AQUILO QUE ELA ESTIVER EXIGINDO, tire sua força, "vá jogar D.A.D.O (uma técnica)", desprestigie seus objetivos, tire um sarro de seus propósitos, brinque você mesmo com esse seu lado tirano, esvaziando suas próprias exigências; dê muita risada de si mesmo(a) e da sua neurose;"fala aí cerium manu!"; ria dela e com ela. Seja seu melhor parceiro e amigo (ria da sua própria desgraça e estupidez); Não a leve muito a sério.
Se precisar faça um acordo com seu "Mauricinho ou Mauricinha, reizinho ou rainha"; faça uma troca, estabeleça regras e limites, trate-a como toda criança deve ser tratada: com respeito, dignidade, amor, justiça e limites. Lembre-se que esta criança é seu maior patrimônio pessoal, ela é responsável pelas suas maiores e verdadeiras dificuldades evolutivas. Ela precisa apenas ser nutrida. Se o fizer com carinho em pouco tempo suas neuroses começarão a diminuir e certamente você será mais feliz.
Toda criança livre é feliz! Se você já reconheceu que tem dentro de você uma criança travada, solte-a; solte a sua franga deixe-a brincar mais, dê-lhe mais carinho, seja mais paciente com ela, ame-a, apesar das diversas mal-criações que ela te faz; Procure dar uma nova chance para ela, pois a chance é para você mesmo e se comprometa com ela e com você, que à partir de hoje lhe dará mais amor, respeito, atenção e disciplina e dignidade, pois esta é verdadeiramente a chave de sua felicidade.
Lembre-se: Hoje a tecnologia permite que você tenha um céu ou um inferno portátil, em casa; ou melhor, dentro de você mesmo. A escolha é toda sua. Você não mora em lugar nenhum se não dentro de si mesmo. Ninguém é responsável pela sua felicidade e você não é vitima. Caso sinta-se coitadinho(a) e vitima lembre que você é vitima de sua criança interna. Agora que você sabe que é adulto pode e deve estar no controle da situação, você estará aonde quiser se colocar (Pra cima ou pra baixo)
APRENDA A JOGAR D.A.D.O.(Técnica de Análise e Meditação) e entre em AÇÃO em ORA+AÇÃO.
Viva sua vida com dignidade amor e respeito por si mesmo(a).
Não se boicote Criatura - Se Ligue - Acorde - Tire a bunda da cadeira - Vá à luta.
Esta vidinha de merda que você está levando não te leva a lugar nenhum.
Vai continuar assim até quando? A vida é curta, curta para viver - Acorde!
PSICOTERAPIA E REGRESSÃO PODERÁ FAZER COMIGO
TODO TRABALHO TERÁ POR BASE SEU "MAPA-ASTRAL"
APRENDA TAMBÉM A MEDITAR PARA SE PROTEGER DO MUNDO
(*)Texto original de Irineu Beliberalli – (Readaptado por TA)
Agende sua consulta com Tacvam Aziryfe - TA E-mail cmc.portal@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário