sábado, 19 de julho de 2008

0029 TAI CHI CHUAN




FUNDAMENTOS

O Tai Chi Chuan em sua origem é uma arte marcial e tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. Hoje é muito praticada aqui no ocidente especialmente por sua co-relação com estados meditativos e com a pratica de bons hábitos de saúde, vitalidade e consciência, oferecendo aos que vivem o ritmo alucinante das grandes metrópoles uma referência de paz, tranqüilidade e equilíbrio.

Este estilo de arte marcial é também reconhecido como forma de atividade física, exercício ocupacional e funcional, pois resulta em “meditação e controle em movimento”, também chamada de “meditação dinâmica”. Cada dia mais empresários aderem a “visão holística” aplicada ao trabalho e buscam o “conceito de qualidade” dos recursos realmente humanos , através da adoção de programas internos de Meditação e Tai Chi Chuan pois, é no local de trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo, portanto, se “competência e equilíbrio emocional” é a chave da qualidade funcional, cabe então a empresa criar mecânicos de treinamento, apoio e incentivo a estas praticas. Assim empresas que tem visão holística do “conceito de qualidade em RH, como a Ford, IBM, General Motors [USA], Sumitomo e Sony [Japão] e TATA Industries [Índia] e centenas outras, já adotaram sistematicamente programas internos de RHM e dão testemunho dos extraordinários benefícios obtidos com a introdução dos programas de Tai Chi Chuan e Meditação em todos os níveis hierárquicos, desde a administração até os níveis básicos de produção.

Os fundamentos filosóficos do Tai Chi Chuan tem suas raízes no Taoísmo e utiliza a relação entre as polaridades opostas e complementares,Yin e Yang, os Cinco Elementos, Ba Guas, Trigramas, o Livro das Transmutações chamado I Ching e também toda grande sabedoria contida no livro chamado Tão Te King do místico Lao-Tse [6aC] Estas são algumas das principais referências para a compreensão dos fundamentos do Tai Chi Chuan e também da meditação, como forma de atingir centramento e equilíbrio.

Com as técnicas Tai Chi Chuan são muito fáceis e você fará uma imersão em um método terapêutico que lhe trará benefícios para toda a sua vida, onde através da harmonia da mente, corpo, espírito e natureza foi desenvolvida uma seqüência de movimentos cujo propósito é pacificar a mente, fortalecer o corpo e a psique, aumentar a concentração, levar a um relaxamento profundo, recuperar o equilíbrio do corpo e manter a saúde. No Tai Chi Chuan você procura seu movimento interior através dos movimentos exteriores, é o caminho do Venerável Guerreiro (Wu San Dji Tao) que está em busca da luz e, desta forma, em sua prática une-se o movimento do praticante com o movimento do Universo, retoma-se então a união perdida, alcançando a tranqüilidade e a alteração da consciência. O Tai Chi Chuan visa obter centramento no “Agora” com as seguintes metas de ação:

• Vencer o movimento através da quietude
• Vencer a dureza através da suavidade
• Vencer o rápido através do lento
• Vencer a si mesmo pondo foco no “Agora”
• Vencer o estresse, impulsividade, ansiedade, agitação, medo

Os mentores do Tai Chi Chuan o fizeram observando a Mãe Natureza, os animais em ação e suas técnicas de sobrevivência, luta e preservação de energia, pela eficiência do menor esforço. Como somos parte deste mesmo universo, natureza e energia, o conhecimento destes princípios e da forma como eles atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Chinesa, fazem que o Tai Chi Chuan seja visto como uma fonte efetiva de energia e centramento, disponível em nosso interior, e que podemos acessar em poucos minutos de pratica, em casa ou no trabalho.

Nenhum comentário: