sexta-feira, 5 de abril de 2013

147 - MEDITAÇÃO x NEUROSE









MEDITAÇÃO É  RECEPTIVIDADE

Quando você para de buscar respostas agressivamente a “existência” inteira começa a verter em abundancia dentro de você, aí é que estão  todas as "programações e respostas", de todas as dimensões e de todas as direções, por isso simplesmente relaxe, espere, desfrute, em outras palavras:  “Medite”  (Osho)  -  Se não sabe aprenda! Consulte a agenda de cursos.

Como é difícil de explicar  o que é o estado meditativo conto a seguinte metáfora para que você possa entender:

Um professor de filosofia foi ao Mestre Zen Nan-in  e perguntou-lhe sobre meditação e tantas coisas... O Mestre escutou-o  silenciosamente e então disse: “Você chega com muitas perguntas em sua bagagem, vem de um lugar distante e subiu esta alta montanha, parece cansado! Deixe-me primeiro lhe servir um chá.”    

Enquanto esperava o professor fervia em questionamentos e o Mestre permanecia em silêncio. Finalmente quando o samovar estava assobiando e o aroma do chá se espalhava pelo ar, o Mestre interrompeu-o e disse:  “Espere! Não tenha pressa. Quem sabe? Talvez até mesmo bebendo chá suas perguntas possam ser respondidas.”

O professor começou a pensar que talvez toda aquela jornada fora um grande desperdício. “Este homem parece ser meio doido. Como pode minhas pergunta serem respondidas  bebendo-se chá... seria droga?”

O Mestre trouxe a chaleira. Despejou o chá na xícara  e o chá começou a trasbordar para o pires, mas ele  continuou despejando. Então o pires também ficou cheio, e  apenas uma gota a mais  verteria  o chá ao chão. O professor inconformado disse:  “Pare! O que  está fazendo? Não vê que a xícara está cheia, que o pires está cheio?”

Nan-In, o mestre, respondeu: “Está é exatamente a situação em que você se encontra agora. Sua mente está tão cheia de perguntas, que mesmo se eu as respondesse, você não tem espaço para que as respostas entrem em você. E lhe digo, desde que entrou nesta casa suas perguntas estão trasbordando por todos os lados. Esta pequenina cabana está cheia com suas perguntas. Volte uma próxima vez, crie primeiro um pouco de espaço dentro de si.”

Vez por outra também a mim chegam pessoas cheias de perguntas, incrédulas quanto a ao "Método Fácil  com PNL" que utilizo para "vivênciar a meditação", pois  ainda  não  o conhecem...A situação é a mesma da  metáfora...Se for seu caso “Volte uma próxima vez, crie antes um pouco de espaço dentro de si e lhe ensinarei a meditar com a PNL.”

Tacvam Aziryfe - Autor  Método Fácil de Meditação com PNL - Programação Neurolinguística

Nenhum comentário: