quarta-feira, 30 de julho de 2008

0039 RHM - MEDITAÇÃO NAS EMPRESAS



RHM - MEDITAÇÃO NAS EMPRESAS – EXCELÊNCIA PARA A QUALIDADE

Tacvam Aziryfe, coach em meditação, consultor holístico empresarial.

Na atualidade, começa a existir a inequívoca preocupação das empresas com qualidade dos seus produtos e serviços. Cada dia mais empresários aderem a “visão holística” do “conceito de qualidade” [ RHM – Recursos Humanos e Meditação ] , pois a qualidade desejada sempre resultará das características peculiares dos recursos humanos envolvidos, e não apenas de inovações, tecnologias, metodologias e controle. Existe algo mais que interfere na qualidade; Note que falhando a psique humana, tudo ligado a ela também falhar, este é um pressuposto holístico oculto na lei de Murfy [ Tudo que tem potencial para dar errado, dará exatamente no momento mais inadequado ].

Finalmente os Recursos Humanos, começam a ser vistos como “realmente humanos” e que demandam consciência e desenvolvimento . São “pessoas”, cada qual com sua própria “singularidade”, que fazem acontecer os propósitos empresariais; Não importa o tamanho da empresa, ramo de atuação ou tecnologia envolvida, as empresas são as pessoas que nela trabalham, ponto final.

Não importa qual seja o “negocio da empresa”, para ter sucesso empresarial, antes ela precisa “desenvolver pessoas” e relações para alavancar seus negócios. Assim, surge o entendimento holístico do Karma empresarial [ ação / reação / adaptação ]. No mundo empresarial nada pode substitui o lucro é bem verdade, contudo a lucratividade consistente e segura, só vem pela eficiência e eficácia da atuação dos seus funcionários, da onde se conclui que o melhor patrimônio da empresa é sua própria equipe. A empresa terá potencial de futuro, competitividade e bons lucros, adotando consistentemente uma “política holística” de desenvolvimento e manutenção dos recursos humanos, onde, aqueles são entendidos como sendo “realmente humanos”, com todas as características e implicações psicológicas daí decorrentes, e que fazem toda a diferença na criatividade e funcionalidade cooporativa.

Encarado os recursos humanos como sendo recursos “realmente humanos”, pela ótica holista torna-se fácil perceber a co-relação entre a psique humana, comportamento e qualidade, pois os funcionários estão em situações de estresse, tanto no trabalho como em suas vidas particulares, e assim é muito humano e fácil perder o foco no “agora funcional” em função de “n” outras questões “alheias“ ao trabalho, mas que fazem parte da vida. Portanto a maneira como cada funcionário lida com sua psique, sua realidade interna, estará sempre definido o caminho da qualidade do seu trabalho nas empresas, sua eficiência e eficácia dentro da equipe.

A recomendação secular “Conheça-te” encerra o segredo da competência emocional e da qualidade do “ser humano”. Com base nesta premissa o aprendizado da meditação, quer seja praticada dentro ou fora da empresa, gera centramento e equilibrio, desenvolve os recursos humanos, colocando a pessoa em contato com sua energia, com sua estrutura emocional e mental, com seus talentos , potencias internos, com as competências em stand by, e tudo isso acaba dando “start” ao “conheça-te” para ter competência emocional na vida.

No local de trabalho é onde vamos passar a maior parte do nosso tempo, portanto se “competência emocional” é a chave da qualidade funcional, cabe então a empresa criar mecânicos de treinamento, apoio e incentivo, ao tempo que o trabalho esteja em curso, pois o tempo não para e a empresa também não. Assim empresas que tem visão holística” do “conceito de qualidade”, como a Ford, IBM, General Motors [USA], Sumitomo e Sony [Japão] e TATA Industries [Índia] e centenas outras, adotaram programas internos de RHM e dão testemunho dos extraordinários benefícios obtidos com a introdução do programa da Meditação em todos os níveis hierárquicos, desde a administração até os níveis de produção.

A empresas adotam programas interno de RH, para que seja lá mesmo o local onde as pessoas possam dedicar um pouco do seu tempo para si mesmas, sem prejuízo das atividades funcionais, abrindo assim um espaço para reflexão, desenvolvimento e para obter diferentes níveis de relaxamento, equilíbrio, centramento e consciência. Estas empresa que são de vanguarda na visão holística” do “conceito de qualidade” oferecem a seus funcionários meios efetivos para que obtenham redução do stress e da tensão, além de melhorar a saúde, a psique, centramento e equilíbrio emocional, aumentando desta forma a produtividade no trabalho e melhorado os relacionamentos profissionais entre a equipes, colegas, superiores, subordinados, fornecedores e clientes. Esses efeitos importantes foram constatados em empresas que implantaram programas da Meditação RHM. A médio prazo o resultado tem sido uma melhora significativa na comunicação, com ganhos de produtividade, eficiência, interesse pelo trabalho e diminuição da rotatividade e absenteísmo.

Com programas de meditação nas empresas todos se beneficiam. Para uma empresa nada melhor que profissionais produtivos, empenhados, verdadeiramente envolvidos com suas tarefas. Para funcionários e colaboradores, nada melhor que fazer seu trabalho com satisfação, disposição e eficácia. Para ambos, nessa nova abordagem de RH com visão holística” do “conceito de qualidade”, promove consciência e fortalece a equipe. Nada melhor que colher resultados trabalhando num clima de interesses convergentes, produtivo, alegre, ameno e tranqüilizo. Assim vale a pena estar no trabalho, pois tempo não é apenas dinheiro, antes é a própria vida, e temos que viver com qualidade de vida, para fazer valer a pena viver.

Pesquisas realizadas em empresas que adotaram TM - Treinamento Meditação como conceito “holístico” de obtenção de qualidade”, revelam por amostragens melhorias significativas no relacionamento internos das equipes participantes do programa internos de Meditação, comparativamente a referenciais de controle estatístico da equipes que estiveram fora do programa de Meditação. Revelam que todos os níveis da organização tiveram benefícios pela introdução dos “RHM- Recursos Humanos e Meditação”, Programas da Meditação. Pessoas que praticam Meditação mostram melhor inteligência emocional e melhor desempenho no trabalho, quando os resultados são referenciados comparativamente aos grupo de controle. Assim encarando os recursos humanos como potencias, e tendo estratégias de desenvolvimento através de Programas de RHM
Ref Fonte da informação e graficos: Academy of Management Journal 17 (2): 362368, 1974.

Nenhum comentário: