____________ Profissional Coach - Neuroprogramador e Master Terapeuta ____________
sábado, 27 de fevereiro de 2010
0137 - BEST SELLER
Estava lendo a Revista Veja cujo tema é “O Poder da Auto-Ajuda [edição 2141 dez/09]. Aqui no meu blog tem muita “auto-ajuda”, contudo ela é bem diferente, pois não fico dourando a pílula, inventando coisas, passando a mão na sua cabecinha dando receitinhas e dicas não realistas. A reportagem nos mostra que o mercado editorial de auto-ajuda está chegado a níveis estratosféricos e no futuro mais ainda. Cita vários “best sellers” com mais de 7.0 milhões de exemplares vendidos no mundo e alguns são até brasileiros.
Fantástico, inicialmente isso pode parece muito bom, contudo se você não tiver cérebro de ostra provavelmente vai acabar questionando o seguinte: “Isso beneficia a quem?”; Quais livros de auto-ajuda , “formulas criativas”, “pílulas de sabedoria”, exemplos de vida, sabedoria e sucesso que você comprou, leu, releu e jura de pé junto que mudou sua vida? Não sei qual será a sua resposta, mas poderá lhe cair a ficha de que ajudou a enriquecer autores, e acabou ficou na mesma medida, os preços dos livros, mais pobre. Estou mentindo?
Para resumir a estória digo o seguinte: “Auto-ajuda só funciona para quem tem auto-conhecimento”. Se você ainda não desenvolve autoconhecimento nenhum livro de auto-ajuda pode lhe ajudar. Se você compra um livro de auto-ajuda é porque quer ajudar a si mesmo, não é verdade? Agora uma pergunta: “Como você poderá ajudar a si mesmo se não conhece a si mesmo?”. Cristo disse: “Quando um cego guia outro ambos caem no abismo”. O resultado prático é que você na auto-ajuda correrá o risco de virar uma pessoa hipócrita, “papagaio de pirata”, Maria vai com as outras, ficar repetindo chavões, conceitos, que são apenas conhecimentos alheios que toma de empréstimo daqueles livros, e de fato eles não são uma experiência real, vivência sua. Cito algumas “pílulas de sabedoria” para quebrar o paradigma relativo a “livros de auto-ajuda”:
01- "É dando que se ... engravida".
02- "Quem ri por último... é retardado".
03- "Alegria de pobre... é impossível".
04- "Quem com ferro fere... não sabe como dói".
05- "Em casa de ferreiro... só tem ferro".
06- "Quem tem boca... fala. Quem tem grana vai a Roma!"
07- "Gato escaldado... morre, óbvio."
08- "Quem espera... fica de saco cheio."
09- "Quando um não quer... o outro insiste e chateia."
10- "Os últimos serão ... os desclassificados."
11- "Há males que vêm para ... ferrar com tudo mesmo!" (essa é ótima!!!)
12- "Se Maomé não vai à montanha... provavelmente se mandou pra praia."
13- "Depois da tempestade vem a .... gripe."
14- "Devagar.... nunca se chega rápido."
15- "Antes tarde do que ... mais tarde."
16- “Em terra de cego quem tem um olho é ... evidentemente caolho."
Isto aí em cima é só brincadeira, contudo perceba que se você faz parte da massa genérica dos auto-abandonados, seguramente ajudará a patrocinar o caviar genérico dos autores oportunistas. Quer saber como o marketing funciona? Simples. Se conselho fossem coisa boa agente não dava vendia. Bingo! Grande idéia, vamos então vender algo que não funciona: Já nas bancas “n” livros, auto-ajuda com receitas e “conselhos genéricos” para uma “população genérica”, sedenta de “informações genérica”, informações emprestadas, lindas palavras, onde todo mundo explica aquilo que não sabe sobre “você” mesmo, como se pudessem saber algo sobre sua “singularidade”; como se fosse muito íntimo seu. O pior é que você corre pra comprar alguns livros de auto-ajuda na atitude “me engana que eu gosto”.
Cansei, faça-me o favor, pare de incorporar o espírito de ISHNAYA conocido con el ciego de entendimiento, el ciego de espíritu,“genérico”. Quando precisar de “auto-ajuda especifica”, verdadeira, faça a coisa realmente certa: procure alguma ajuda profissional que possa levar você a auto-percepção, auto-conhecimento, auto-entendimento. Na sua busca encontre alguém que esteja acordado para “acordar” você, não perca tempo com perfumarias. O dia que fizer isso, se ainda continuar gostando de perfumarias, compre então um novo livro de auto-ajuda, ou volte a ler aquele velho livro de auto-ajuda que está jogado lá no canto. Não vou generalizar dizendo que Auto-Ajuda não funciona, contudo saiba que ela apenas é eficaz quando já temos auto-conhecimento, este é o seu caso?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário