____________ Profissional Coach - Neuroprogramador e Master Terapeuta ____________
terça-feira, 13 de abril de 2010
0139 - CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Como as "Constelações" podem ajudar.
Essa é uma das técnica usadas no tratamento "Coach de Vida". De maneira bastante resumida esta terapia vê a "família", a "empresa", as "coisas" ou "situações" como um "sistema" que possui ordenamento. A cura dos emaranhados emocionais ou situações desconfortáveis é realizada a partir da cura do sistema, pois a nível inconsciente membros de um sistema trabalham juntos, influenciam e são influenciados o tempo todo. Curar, para "Hellinger", pai deste método, é reordenar percepções colocando cada membro do grupo no lugar correto do sistema, por isto, ele também chama a sua terapia de “ordenamento do amor”.
A princípio, a Constelação Familiar parece apenas uma terapia para a família, contudo vai muito além disso. O princípio dela é a ordem, e a ordem é sempre necessária em qualquer sistema que funcione perfeitamente. A vida é totalmente sistêmica, existe uma ordem eficiente e eficaz em tudo mesmo quanto não percebemos pois ela está oculta. O universo é a ordem no caos, “Cosmos”, palavra de origem grega, significa especificamente “ORDEM”. Perceba que sem ordem e disciplina nada funciona na vida, não é mesmo?
Na astrologia, a ordem ou disciplina é representada pelo arquétipo do planeta Saturno. Este planeta tem lugar de destaque no signo de Libra, que rege todos os relacionamentos sistêmicos Para que os relacionamentos de qualquer tipo funcionem é preciso então haver ordem, é necessário respeito, pois o respeito é o reconhecimento da ordem.
A necessidade de ordem nos relacionamentos é tão fundamental que na maioria das vezes eles não terminam pela falta de amor, e sim, pela ausência de respeito que acaba invalidando a ordem e portanto o equilíbrio que mantem o sistema. Hellinger postula que “a ordem está hierarquicamente acima do amor”. Falando de outra maneira, o amor somente se mantem quando existe respeito ao outro, assim, se verdadeiramente tenho amor por você, mas não respeito seus limites ou modelo de mundo, estou inviabilizando o sistema, e em pouco tempo isto incitará ressentimento, rebelião interna, e com o sistema comprometido pela insatisfação vivenciaremos o oposto do amor que é o ódio.
A ordem nunca se aplica somente aos relacionamentos afetivos, pois em todas as coisas pressupõem-se também haver ordenamento, mesmo que esteja oculto. Se sou vendedor de uma loja e atendo um cliente com indiferença, estou ferindo a ordem do sistema. O cliente está acima de mim porque eu existo naquela loja exatamente por causa do que ele compra e paga pela mercadoria que eu vendo. Torna-se fácil concluir que a minha gentileza será decorrência do respeito que eu tenho pela existência do cliente naquele “agora”, portanto se reverencio e reconheço a importância dele e o trato bem. Quando faço isto, tudo no sistema funciona como tem de ser: acolhimento da necessidade do cliente, a venda, a compra, o lucro, todo o processo flui corretamente, caso contrário o sistema todo falha, e como faço parte daquele sistema perderei também ao não respeitar o cliente, pois estarei desrespeitando o próprio sistema do qual dependo.
O trabalho de Constelações Familiares já vem sendo aplicado no mundo corporativo. Quando, por exemplo um chefe tem um funcionário que é crítico ferrenho dele, a ordem sistêmica está corrompida. Todos podemos e devemos dar sugestões, mas o lugar de chefe, queira ou não, é ocupado apenas por uma pessoa, ou seja “ele”. Acima dele pode ter um outro chefe, mas naquela instância ele foi incumbido da liderança do sistema. O funcionário que, isoladamente, se torna um detrator do chefe tenta se colocar em um lugar que não lhe pertence no contexto, portanto não vai funcionar, pois vai corromper todo sistema plantando a insatisfação ou então será eliminado por ele. Assim é possível perceber onde a ausência de ordem poderá causar estragos imensos a todos. Na realidade, Hellinger diz que o amor é a maior força que existe e está absolutamente correto, pois amor é a “lei da vida” a ordem. Por amor, compensações ainda que doentias são geradas.
Pense nas coisas que acontecem na sua vida por inteiro, perceba aí que deve existir alguém que ainda não é reconhecido, reverenciado, compreendido, entendido, considerado e respeitado como parte do seu sistema familiar ou organizacional, e seus exemplos e comportamentos acabam inevitavelmente reaparecendo , vês por outra, nas atitudes de outros membros do grupo, da família ou da organização como se fosse “obsessor ou supressor” do sistema, mesmo que vocês sequer saibam que estão compensando os sentimentos daquele membro do grupo que está excluído ou desconsiderado, portanto o sistema fica comprometido, instável, sua vida e dos seus familiares ou empresa não flui, não anda, pois o sistema também está vinculado a ele, e assim permanece comprometido. Uma constelação pode aclarar tudo isso, fazendo tudo voltar a funcionar corretamente no sistema ou situação específica.
Ao fazer uma constelação você fará descobertas incríveis que podem mudar sua vida, seu “agora”, sua história, proporcionando novas possibilidades de desenvolvimento, soluções criativas e facilitadoras com vista a uma vida plena e mais gratificante. Agende a sua. Tacvam 5611-4957 9814-3459
Marcadores:
ATENDIMENTOS,
AUTO-CONHECIMENTO,
CONSTELAÇÕES,
ORACULOS,
PSICOTERAPIA,
REGRESSÃO,
SERVIÇOS,
TERAPIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário